Logística é simples?! O ser humano é o complicado

148611_460038747376943_677348473_nEm se tratando de viabilidade logística e cenário Brasil, temos sim alguns agravantes, como infraestrutura e modais de transportes, porem existe um agravante maior de todos, que é a importância do capital humano no cenário logístico. Não temos logística sem pessoas e não temos pessoas preparada para atuarem na área logística.

De acordo com  o Haspásio, quantos litros de agua são necessários para se produzir um quilo de pão?

 

São necessários mil litros de água pra se produzir um quilo de pão, ou seja, tenho que cultivar o trigo antes que ele se torne matéria prima como ingrediente para a massa do pão.

Temos que enxergar a logística desta forma, ou seja, de forma holística para que se viabilize o setor.

A logística vem sendo cada vez mais complicada, pois atuamos num cenário competitivo entre todos os elos da cadeia e não propriamente partindo para um cenário perfeito que é a criação de vínculos e redes colaborativas.

É a grande questão, por que temos que ganhar em apenas um elo da cadeia logística, se juntos podemos ganhar de forma mutua e reciproca viabilizando o canal entre todos os integrantes?

A logística é simples, o ser humano que é complicado quando se trata de gestão, esta atividade acarreta impactos de descontrole de estoque, gargalos de transporte guerra em sistemas produtivos.

Esta na hora de pararmos com a batalha e partirmos para um setor colaborativo e viável, em se tratando de giro de informação, fidelização, estabelecimento de contratos, para que sim, tenhamos uma integração logística.

Já ouviu falar em Supply Chain Managament? Meus caros, este termo não sai dos livros, o Supply Chain management não existe no Brasil, o máximo que temos é integração logística, ou seja, temos apenas alguns elos de cadeia integrado e não propriamente a cadeia toda, não permitindo considerar o supply chain como determina a teoria.

Para quebrar esses paradigmas e termos realmente logística no país, temos que criar culturas colaborativas, permitindo o lean manufacturing, gestão correta de estoque, movimentação e distribuição correta, de forma que se permita planejamento. Da forma que trabalhamos hoje, somos operadores adivinhadores de possibilidades, não temos como dimensionar nada sem estar integrados a nossos elos da cadeia.

Para termos uma logística perfeita, antes de ferramentas, melhores praticas e sistemas de informação, precisamos desenvolver pessoas para atuarem de forma colaborativa e que tenham visão holística da cadeia completa.

O profissional de logística não pode enxergar apenas seu ambiente de trabalho.

Por: Renato Binoto

Anúncios

One thought on “Logística é simples?! O ser humano é o complicado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s