Podemos ser classificados como “Sociedade lixo”

Entrevista com Patricia Volpe no canal São Carlos Em Cenajardim-gramacho-the-worlds-biggest-landfill-is-the-size-of-about-247-football-fields

 

 

 

 

 

 

Tema – Aplicando a logística reversa

Link para o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=lYRdU6kBcq0

Diferença básica entre reciclagem e reuso

É rotineiro confundirmos o processo de reciclagem e reuso  Reciclagem parte do principio de geração de um resíduo e esse material descartado entrar em processo de reciclo e se tornar novamente o mesmo material e formato de origem. Já em se tratando de reuso eu posso reutilizar esse material em outras atividades.
Resíduo não é lixo

Resíduo solido urbano não é lixo, nos produzimos o lixo ao misturar matéria organiza no lixo seco potencial a reuso e reciclagem.

A grande questão problemática desta atividade é a falta de conscientização permanente para destinação adequada de resíduos sólidos.

Na maioria das vezes ate separamos nossos resíduos em nossas residências, porem não existe um canal estruturado para coleta e destinação adequada a esses materiais.

Extraímos, produzimos, consumimos e enterramos dinheiro, o ciclo não é fechado.
O que é logística Reversa; Logística reversa se subdivide em dois canais, sendo: pós-venda e pós consumo. Canal de pós venda, é a estratégia de retorno de produtos que não estão no fim da vida útil e que é necessário dar suporte ou serviço de garantia ao cliente. Já em se tratando do canal de pós-consumo, se trata da estratégia logística que permite viabilizar de forma econômica e ambientalmente de forma correta o retorno de matérias coletados ao termino da vida útil, potencializando a reciclagem e reuso de resíduos transformados em subprodutos objetivando minimização de impactos ambientais e ganho de custos em matéria prima virgem.
O que é a Politica Nacional de Resíduos Sólidos – A politica nacional é lei que regulamenta todas essas atividades reversas permitindo o controle e fiscalização em se tratando de geração e destinação adequada de resíduos sólidos. A lei foi sancionada em 2010, tendo um atraso de 20 anos e agora em 2014 entra em total vigor regulamentando a destinação adequada de resíduos sólidos gerados através de responsabilidade compartilhada e acordos setoriais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s