Treinamento Porto Itapoá-SC – SLE Consultoria

Tendo em vista a problemática ambiental, a sociedade cobra do Poder Público soluções para a relação, muitas vezes conflitante, entre desenvolvimento tecnológico e meio ambiente. Sendo assim, surgiram diversas legislações com o intuito de regular o desenvolvimento econômico e tecnológico e garantir a preservação do meio ambiente.

20130911_123533

Sendo pessoa física ou jurídica, todos nós somos responsáveis pela geração e destinação adequada de resíduos sólidos. Preocupado com ações sustentáveis, nos dias 11 e 12 de Setembro de 2013 na cidade de Itapoá-SC, o Porto de Itapoá realizou um treinamento de logística reversa “in company” com o Renato Binoto, Consultor e Docente em Logística Empresarial e Reversa, em evento organizado pela SLE Consultoria de Joinville para desenvolver lideres para as praticas de logística de fluxo reverso respeitando as diretrizes legais.

O treinamento foi embasado na Lei Federal 12.305/2010 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404/2010, os quais dispõem sobre os princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos; as responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis, que este mês completa um ano de existência.

O artigo 30 da PNRS inova quando estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos no processo de geração dos resíduos sólidos, os quais são os fabricantes, atacadistas, varejistas, importadores, Poder Público e consumidores finais.

Além disso, estabelece a necessidade de criação de canais reversos para equacionar a necessidade de gerenciamento dos resíduos e para isso há a necessidade premente da constituição de acordos setoriais, visando tornar a gestão dos resíduos sólidos e a implementação da logística reversa de forma viável economicamente e também sustentável.

Desta forma, o treinamento teve por objetivo alertar e desenvolver analistas de logística reversa para desenvolvimento correto do setor em se tratando de gerenciamento e destinações adequadas de resíduos gerados, cabendo regulação perante os planos integrados de resíduos sólidos urbanos desenvolvido pelo município de Itapoá.

20130912_161655

Obrigado a SLE Consultoria e a todos os participantes, esperamos ter atendido as necessidades logísticas. Que daqui em diante, apliquemos a logística reversa. Logística, paz e sucesso a todos.

 

 

Por: Renato Binoto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s