Como deveriam ser as universidades no Brasil!?

Como deveriam ser as universidades no Brasil?

Começo este artigo com um título que eu também não sei a resposta, afinal, não sou profissional da educação, por outro lado, como docente de cursos de Graduação e Pós-Graduação, consigo relatar o como não deveria ser dentro da minha santa ignorância.

Não basta relatar pontualmente as universidades, sem discutir a tragédia educacional de ensino fundamental e médio deste país, enfim, isto já é claro e resolvido, afinal, país com educação de qualidade, tem desenvolvimento, portanto deixemos de lado os problemas políticos do Brasil, afinal sabemos o que mudar e como mudar, o problema é o poder mudar.

Voltando ao nosso tema, o que mais assusta na verdade é em se tratando do interesse do jovem e propriamente da falta de perspectiva de vida. São altamente críticos, não respeitam o professor e por outro lado não conseguem interpretar ou mesmo escrever uma redação de começo meio e fim.

andragogiaDe um lado,  o mundo corporativo cada vez mais dinâmico e multidisciplinar, de outro lado, o mundo educacional formando pessoas com o velho  sistema de ensino, ou seja,  educando jovens de forma pedagógica sendo que ele esta na fase andragógica. Dificuldade, Andragogia, a arte de educar adultos, quesito base, o adulto só aprende se quiser.

Acredito que uma boa instituição de ensino seja aquela que fornece o diploma para o aluno no primeiro dia de aula, não se importa com presença do mesmo em sala e cria um ambiente dinâmico e multidisciplinar de acordo com a evolução do mundo corporativo, com total liberdade de aprendizagem. Afinal nosso sistema prepara o aluno de uma forma que ele passe de 3 a 7 anos estudando da maneira que bem entende, sem delegação de responsabilidade e quando conquista o canudo, define o que quer ser dentro das possibilidades de trabalho dentro da área de formação.

Não são os professores que cobram os alunos e, sim, o mercado de trabalho que vai cobrar o conteúdo abordado no tempo de graduação!!! Portanto, quem se tornou profissional desde o primeiro dia de graduação, talvez tenha mais chance.

professor-eticaDe forma holística, como agravante, temos a velha sabedoria do amigo haspasio, com ética local, profissional e pessoal, ou seja, ética local, desinteresse cultural, alguém conhece alguma cidade que não tem livrarias e bibliotecas? eu conheço!!! seria mais fácil perguntar quais cidades possuem. Ética profissional, ou seja, sua ética e moralidade dentro do mercado de trabalho e propriamente como aluno, afinal você é profissional desde o seu primeiro dia de graduação e por fim,  ética pessoal, boas pessoas buscando crescimento pessoal e respeitando o próximo e propriamente o compliance do ambiente.

professorO que mais conforta, ou para alguns pode ser um susto, é saber que as grandes empresas do mundo não solicitam mais seu currículo no ato da entrevista para oportunidade de vagas de trabalho.

Aos sabidões de plantão, currículo é o seu passado, o mundo corporativo  inovador, quer saber o que você pode fazer daqui em diante e não no seu passado com um canudo azul em mãos, afinal a empresa sabe muito de você, pois você vive postando sua vida nas redes sociais. Alguém já teve a curiosidade de jogar seu próprio nome no Google e ver o que aparece?

Este distanciamento entre mundo corporativo e meio acadêmico, formamos os verdadeiros ¨mãos-de-obra barata¨, afinal profissional sem visão holística e realidade de mundo, talvez não sirva nem de chão de fabrica, afinal em respeito a estes colaboradores que dominam muito bem o dia a dia e sabem o que estão fazendo mesmo sendo apenas uma fase simples do sistema produtivo. como prova disto, diploma não é garantia de bom emprego, quantas corporações não tem profissional sem graduação em nível de gerencia?

Dedegraus_plenitude-450x337sta forma, o que falta é seriedade e responsabilidade com a própria vida, afinal, somos um pais globalizado e concorremos com 7 bilhões de pessoas pela luta diária da sobrevivência. Seu concorrente não esta na sua sala de aula e sim em todo o mundo!!! Para quem não sabe, tripalliun é um equipamento de tortura, originando a palavra trabalho, portando, trabalho é fonte de renda, carreira é fonte de vida.

Um forte abraço aos alunos dedicados e lutadores em busca da realização dos sonhos!!! Sucesso a vocês, afinal o objetivo não é um bom salário, a consequência do seu ótimo trabalho o trará uma remuneração justa.

Por: Renato Binoto

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s